O que é um QR CODE?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O QR-code é um código de barras bi-dimensional que foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. QR significa "quick response" devido a capacidade de ser interpretado rapidamente, o QR-code é muito utilizado no Japão, mas pouco conhecido no Brasil.

Atualmente o QR-code é utilizado por uma variedade de indústrias, revistas e propagandas. Os códigos são utilizados para armazenar URLS que consequentemente são direcionadas para um site, hotsite, vídeo, etc.

Existem diversos aplicativos disponíveis na internet cuja funcionalidade é a geração e leitura de QR-code, inclusive para iphone. Com a popularização da internet em celulares é possível que produtos tragam impressos em suas embalagens um QR-code, o consumidor então apontaria o aparelho para o código impresso na embalagem e então seria redirecionado para um site ou então traria um texto com informações do produto, esta é uma forma de trazer para o consumidor mais informações sobre o produto, o que em algumas vezes não é possível devido ao limite de espaço físico da embalagem.

A loja GAP nos Estados Unidos já utilizava QR-code em seus anúncios em revistas e material impresso e atualmente está utilizando também nas suas vitrines, após escanear o QR-code será disponibilizado um vídeo do designer-chefe da GAP falando sobre a nova linha de jeans da marca.

Abaixo, segue exemplo de um QR-code gerado cuja função é direcionar para o site http://adlertech.blogspot.com

0 comments

Postar um comentário