Verificando a estabilidade do sistema

terça-feira, 29 de junho de 2010


Se seu PC trava ou mesmo reinicia do nada, existe a possibilidade de que seu PC esteja com algum problema de super-aquecimento. E qual a maneira de fazer o tira-teima? Chute o balde e bote ele pra ferver com o Prime95!
Para quem nunca foi apresentado, o Prime95 é um programinha criado para descobrir números primos de Mersenne. Ficou famoso por sobrecarregar os diversos componentes do sistema (como memória e processador), ao ponto de indicar erros de funcionamento, o que muitos programas especializados não conseguem.
A idéia no nosso caso é a seguinte: estressar o computador a ser avaliado com o Prime95 rodando a todo vapor, monitorando sua temperatura com o Speedfan. Assim, podemos ver até onde vai a temperatura do PC e analisar se algo ocorre nessas condições. Observe, porém, que mesmo que o computador não sofra qualquer tipo de pane, o Prime95 pode simplesmente parar de funcionar e mostrar uma mensagem de erro fatal (Fatal Error) da seguinte forma:
Isso indica que o computador, apesar de aparentemente estar funcionando bem, fez alguns erros de cálculo provocados por algum problema, provavelmente de estabilidade do sistema.
Utilizar o Prime95 é tarefa simples: baixe a última versão disponível, descompacte o arquivo e execute o programa Prime95.exe. Informe que você não deseja participar do programa de busca de números primos e que apenas deseja executar o teste de tortura (torture test). Informe o número de threads/núcleos que você deseja usar (no caso de um Core 2 Duo = 2) e clique OK!
A partir desse momento, o programa irá rodar indefinidamente até que ocorra um erro fatal ou que seja encerrado pelo usuário. Alguns dizem que algumas horas é o suficiente para avaliar a estabilidade do sistema, mas para fazer um teste COMPLETO deixe a máquina "cozinhar" de 12 a 24 horas.
Se o seu computador passar por esse teste, tenha certeza que é um bom equipamento. Caso contrário, comece a analisar os possíveis motivos que podem estar causando esse problema. E caso você tenha descoberto o problema e soube resolvê-lo, repita novamente esse procedimento e teste novamente o sistema.



0 comments

Postar um comentário