Como não pegar vírus?!!

sexta-feira, 28 de maio de 2010


A cada dia aparecem novos vírus com diversas finalidades, desde roubar arquivos, invadir contas bancárias ou até mesmo apenas destruir o equipamento do usuário afetado. Ninguém está totalmente livre dessas ameaças, mas existem algumas precauções que vão diminuir as chances de ter seu computador infectado.
Confira as principais dicas de segurança:
  • >Não abra arquivos anexados em e-mails enviados por pessoas desconhecidas (conhecidos não ficam de fora disso), ainda mais se o contexto for relacionado a pornografia ou dinheiro fácil, mas também vem aqueles links bonzinhos: "seu PC foi infectado por vírus, para desinfectar clique aqui" ou um e-mail do banco [talvez você nem tem conta neste banco] dizendo que para a SUA segurança é neccessário instalar um plug-in ou um sistema de segurança, e que dizer dos inofencivos e bonitinhos slides? (o que eu acho) são verdadeiros "cavalos de tróia" .
  • Se qualquer um (inclusive conhecidos) lhe enviou um e-mail com um arquivo anexado, mas você não faz ideia do que seja, a melhor opção é não abri-lo.

  • >Se recebeu um e-mail suspeito de algum usuário desconhecido, não responda, pois, ao responder, você está dizendo ao criminoso que o seu e-mail está ativo.

  • >Mantenha seu antivírus atualizado. Cada atualização traz soluções para novos vírus descobertos.

  • >Não baixe arquivos de sites desconhecidos. Opte por sites de downloads mais populares. Aqui você pode confiar! Links testados.

  • >Não digite o seu e-mail em qualquer lugar da internet. O seu e-mail pode parar em um banco de dados que disseminará arquivos mal intencionados.

  • >Não conecte um pendrive, MP3 player ou qualquer outro dispositivo que você não conheça a procedência, hoje em dia estes são um dos maiores disseminadores de vírus. Use este programa da Panda Security, ele ajuda neste quesito!
Seguindo as dicas listadas acima, as chances de pegar um vírus ficarão reduzidas, mas nunca por completo. Vale ressaltar o cuidado com o msn messenger, a troca de arquivos e links enviado por seus contados pode ser um vírus. Muitos e-mails hoje são "hackeados" e tornam-se zumbis, trabalhando a favor de hackers. 
E lembre-se da importância de manter um backup atualizado para o caso você seja infectado e perca seus arquivos.
Artigos recomendados:


E você achava que estava seguro???

Série: O que fazer quando o computador é infectado por um vírus?



Você sabe apagar seus rastros na web?



Antivírus gratuitos: qual deles é o melhor?


O que você tem feito para se precaver? Comente!


0 comments

Postar um comentário