OpenDNS – Um ótimo DNS público

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Possivelmente você vem utiliazando os servidores de DNS que seu provedor oferece. É possível você já ter notado uma certa lentidão na hora de resolver nomes (usando o DNS do seu provedor), muitas vezes ao acessar um determinado endereço pela primeira vez o navegador fica "trabalhando" por vários segundos até conseguir resolver aquele endereço, sendo que algumas vezes ele retorna um erro de endereço não localizado.

 A solução: O OpenDNS - trata-se de um gigantesco servidor de DNS público. Basicamente você precisa apenas adicionar os seguintes IPs no seu /etc/resolv.conf (ou no local apropriado caso você utilize outro sistema operacional):

208.67.222.222 (primário) e 208.67.220.220 (secundário)

Pronto! Você já estará utilizando a gigantesca rede de DNS. Segundo informações do próprio serviço, o sistema é seguro e a medida que o número de usuários aumenta, a base de dados fica mais completa e a resolução de nomes fica bem mais rápida.
O serviço é gratuito e conta ainda com uma área onde você pode configurar alguns recursos interessantes, como bloquear sites pornográficos, redes sociais (Orkut, Linkedin, Facebook, etc) entre outros serviços. Basicamente você insere o IP de sua rede e sempre que algum usuário local de sua rede (que esteja usando o OpenDNS) tentar acessar algum site que você bloqueou, verá uma página de acesso negado, que inclusive pode ser personalizada!

*Se você, adicionar o OpenDNS como servidor de DNS padrão, todos os usuários da sua rede naturalmente vão utilizá-lo, ficando subordinados as suas configurações.


 http://www.opendns.com/

Mais informações:

Wikipédia
Guia do Hardware

0 comments

Postar um comentário