Antivírus gratuitos: qual deles é o melhor?

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Há muitas controvérsias principalmente com relação a preferência de usuários de computadores e técnicos de informática, confira toda a nossa análise e mantenha seu computador livre dos vírus.



A avaliação dos 7 antivírus gratuitos foi baseada nos seguintes requisitos:


1. Eficácia
Neste requisito analisamos a eficácia do Antivírus em dois pontos, sendo um na “detecção de malwares” e o outro na “remoção dos malwares”.

2. Desempenho
Nesse analisamos quanto tempo de duração o Scan do Antivírus leva do ínicio da varredura até o término.

3. Consumo de memória
Foi realizada a análise do consumo de hardware do computador sendo esses “Memória” e “Processador”.

4. Interface
Analisamos se o Antivírus se dispõe de uma interface intuitiva, facilitando ao máximo a vida do usuário no processo de configuração, atualização e execução do software.

5. Linguagem
Neste requisito analisamos se o Antivírus se dispõe da linguagem Português Brasileiro.

6. Firewall Integrada
Neste requisito verificamos se o Antivírus se dispõe do recurso de segurança de Firewall integrada.

7. Mail Scan
Este é um recurso importante nos dias de hoje para qualquer Antivírus que queira ter sucesso em seu funcionamento, neste requisito analisamos se o Antivírus se dispõe da funcionalidade de varredura de e-mails.

8. Compatibilidade
Neste requisito analisamos a compatibilidade de funcionamento com as versões de sistemas operacionais.



Para fazer download do Avast, clique AQUI.
Os gráficos da interface são arrojados, porém simples de operar, permitindo alta flexibilidade. Entretanto, se você não gostou muito do visual original do antivírus, não se preocupe, pois poderá modificar os temas por meio de diferentes skins.

Pela interface gráfica principal, o usuário poderá atualizar seu antivírus, escanear o computador, verificar quarentena e visualizar históricos de análises e escaneamentos. Além disso, ele pode ser configurado para trabalhar como protetor de tela.

Mecanismo de segurança

Dentre as características mais importantes, está incluído o suporte para escaneamento em arquivos compactados nos diversos formatos existentes, tais como: ACE, ARC, ARJ, BZIP2, CAB, CPIO, CHM, DPX, GZIP, ISO, LHA/LHX, MAPI, MIME, RAR, RPM, SIS, TAR, TNEF, ZIP, ZOO e 7-ZIP.

Além de trabalhar com compactação, o Avast! também escaneia pacotes de executáveis, como ASPack, Diet, FSG, PeShield, PKLite, MEW, UPX, etc. Ele é capaz, ainda, de encontrar vírus que se escondem em arquivos de transmissões alternativas em partições NTFS. As demais pastas e arquivos de seu computador podem ser selecionados e analisados, sendo que o Avast! fará uma verificação apenas nela.

Componentes de Segurança Inclusos
Proteção 24 horas por dia

O Avast! Home Edition conta com proteção em tempo real para manter o seu computador seguro 24 horas por dia, detectando ameaças antes que elas tenham chance de infectar o sistema. Essa proteção aplica-se aos arquivos de sistema e também aos leitores de e-mails ou notícias.

Ela inicializa-se juntamente ao sistema operacional e oferece personalização de opções para você especificar arquivos que serão escaneados e os tipos de extensões. Sua proteção para com os leitores de notícias e e-mails consiste em dois modos: protocolo ou plugin.

No primeiro ele trabalhará diretamente com as contas de e-mail IMAP4, POP3, NNTP e SMTP; já no segundo, fornece um plugin especial apenas para o cliente de e-mail Microsoft Outlook, providenciando uma varredura mais transparente e completa.

Uma característica inovadora é a capacidade de análise heurística ao escanear e-mails, permitindo dessa forma, detectar vírus e worms que não são possíveis de descobrir através de detecções triviais. A performance da análise heurística é excelente, avaliando cada mensagem e verificando assinaturas suspeitas que anunciam possíveis ameaças.



_________________________
Análise AVG Anti-Virus Free 

Para fazer download do software, clique AQUI.

Com um sistema “tudo em um”, o AVG ganha funcionalidades novas, exterminando todas as pragas de seu PC, bem como escaneando sites contra possíveis ameaças.

Após a detecção de um vírus, worms, trojan ou spyware, os arquivos são automaticamente apagados, ou seja, ao término de uma verificação, por exemplo, uma lista com o resultado é apresentada. Fique tranqüilo que todos os itens listados já foram deletados de seu PC.

Módulos contra Spywares
A modalidade de prevenção anti-spywares é considerada a engine principal do AVG 8.5, prevenindo todo o tipo de ameaça proveniente de programas mal intencionados e que executam alguns comportamentos nada agradáveis sem a sua permissão, como publicidades, coleta de informações pessoais ou até modificações de configurações do computador.

LinkScanner
Essa tecnologia vai proteger mais de 60 milhões de usuários contra sites com códigos maliciosos (como os phishing) ou contra downloads que possam explorar algum tipo de falha nos PCs (os chamados exploits).

Os conteúdos gerados pelos usuários, que clicam e “linkam” praticamente tudo em um site, podem ser totalmente seguros em um momento, mas muito perigosos em instantes seguintes. Diante disso, a tecnologia LinkScanner vai trazer uma proteção completa em tempo real para os usuários, fazendo com que qualquer possível ameaça presente em um simples link seja bloqueada.

Filtros
Com módulos novos de filtros de conteúdos web, filtros para mensageiros instantâneos e até módulos de firewall.

Atualização automática
O software conta com um atualizador automático que detecta as novidades do sistema para atualizar o seu antivírus.



___________________
Análise Avira AntiVir

Para fazer download do software, clique AQUI.

Apesar de não parecer, a nova versão do Avira Antivírus sofreu sim grandes modificações. A interface foi modificada muito pouco (praticamente só a imagem do topo do aplicativo). Antes só era possível detectar e remover spywares na versão paga do programa. Agora, isso também vem na versão gratuita.

Uma outra novidade é o fato de ser possível colocar ameaças na quarentena com apenas um clique. Você pode também separar essas ameaças para lidar com elas como um grupo ou individualmente, evitando que o antivírus pare e aguarde pelo usuário a cada nova ameaça.

Conhecendo o Avira

Avira AntiVir Personal Edition Classic não possui apenas uma interface bonita, mas também novos mecanismos de busca e limpeza para fazer uma varredura com eficiência e rapidez no seu computador. Obviamente, a “rapidez” do antivírus depende muito mais da capacidade de sua máquina, do que do programa em si.

Visão geral
Estado (Status): Fornece informações sobre atualização, tempo de expiração (as versões gratuitas deste software devem ser atualizadas em intervalos de tempo específicos para prolongar este item), estado do guardião em tempo real e um item mostrando a última vez em que o programa efetuou uma varredura completa em seu sistema.

Eventos (Events): Mostra com riqueza de detalhes tudo que seu antivírus faz, incluindo o momento em que ele é inicializado, os horários em que encontra ameaças e muito mais. Neste item é possível filtrar os detalhes por tipo de ocorrência, opção útil para casos em que você procura visualizar apenas algum erro ou detecção.

Escaneador (Scanner): Vasculha o computador em busca de arquivos infectados. O tempo de varredura não é dos mais rápidos, contudo isso ocorre em decorrência da investigação minuciosa do Avira AntiVir Personal Edition Classic. Caso algo seja encontrado, o programa interrompe o scanner, permitindo ao usuário escolher entre as opções de ação, podendo apagar os arquivos, mantê-los no computador ou jogá-los na quarentena se achá-los suspeitos.

Guardião (Guard): O guardião protege o seu computador em tempo real. Se você, ao entrar em um site fraudulento ou instalar um programa perigoso, deparar-se com ameaças, o guardião entra em cena e age de forma imediata, dando um fim às pragas virtuais. É ótimo para quem navega muito na web ou instala softwares regularmente e não quer se preocupar com ameaças diversas.

Quarentena: Período no qual são isolados possíveis contágios e epidemias biológicas, numa alusão ao Estado de Sítio. Na computação o conceito é semelhante, todos os arquivos suspeitos ou que possuem perigos em potencial são deslocados para esta seção, não interferindo mais no funcionamento do computador.



______________
Análise Comodo

Para fazer download do software, clique AQUI.

Comodo Internet Security é uma ferramenta completa para você não precisar mais se preocupar em instalar três programas diferentes para as três principais defesas que todo computador conectado à internet precisa: proteção contra vírus, trojans e malware; proteção contra invasões e roubo de dados, através de um firewall; e proteção “proativa”, que procura vírus em arquivos e e-mails antes de abri-los.

Ele integra três ferramentas anteriormente lançadas pela Comodo: O Comodo Antivirus, Comodo Firewall e o Comodo Defense+. Ou seja, com este software totalmente gratuito você está completamente protegido de programas e pessoas maliciosas, prevenindo danos ao seu sistema, perda e roubo de dados sigilosos.

Sua utilização não é muito fácil para usuários inexperientes e principalmente para quem tem pouco conhecimento da língua inglesa, mas quem já tem alguma vivência com softwares antivírus, provavelmente não se perderá nas inúmeras telas de opções do Comodo Internet Security, pois você não as utilizará muitas vezes.

Cuidados com seu PC
Preste atenção quando estiver instalando esta ferramenta. Durante a instalação aparecerá uma tela questionando se você deseja instalar uma barra de ferramentas para seu navegador, tornar o Comodo seu provedor padrão para pesquisas e tornar o Comodo Search a página inicial do seu navegador. Para não instalar nada disso, basta desmarcar as caixas de seleção.

Configuração inicial
Quando seu sistema for reniciado, aparecerão algumas telas de configuração do Comodo Internet Security. Tenha um pouco de paciência para configurar tudo, pois você só precisará fazer isso novamente se resolver reinstalar o programa.

O Comodo Internet Security detectará cada rede conectada ao seu computador. Isto fará com que o compartilhamento de conexão com a internet, compartilhamento de arquivos e impressoras sejam ativados. Assim, se o seu PC serve como um servidor para as conexões das outras máquinas de sua rede, esta opção deverá ser ativada, senão o firewall do programa bloqueará qualquer tentativa de comunicação desta conexão.

Interface simples e intuitiva
Utilizar o Comodo Internet Security pode parecer complicado a princípio, mas depois de pouco tempo você entenderá o que cada ferramenta do programa faz. A tela principal é um resumo (“Summary”) de tudo o que está sendo feito a respeito da segurança do seu PC. Na área “System Status” aparecerá o estado atual do computador. Caso algo esteja errado, será nesta área que você verá o problema e as instruções do que fazer para resolvê-lo.

A tela de resumo também contém as informações básicas sobre o funcionamento de todas as ferramentas do Comodo Internet Security: o estado de sua proteção contra vírus e a última atualização do arquivo de definições; o monitoramento de seu firewall, mostrando se foi feita alguma tentativa de invasão no seu computador e quantas conexões de entrada e saída estão ativas no momento; a defesa “proativa”, que verifica em tempo real os arquivos que são abertos e executados no computador.

Use com cuidado
O Comodo Internet Security ainda está em versão BETA. Por isso, ele pode ter bugs que ainda não foram identificados pelos desenvolvedores, porém, durante os testes ele se mostrou estável e rápido.

______________________
Análise BitDefender 2009


Para fazer download do software, clique AQUI.

Se o seu computador é lento, tome cuidado para usar o BitDefender. Logo quando você está fazendo o download, o tamanho do arquivo de instalação já pode dar uma dimensão do problema. O BitDefender é um antivírus cujo instalador pesa mais de 20 megabytes. Por isso, é necessário ter uma conexão muito boa para baixá-lo em pouco tempo. Depois de baixado, certifique-se de que não há nenhum outro antivírus no seu computador.

É importante fazer esta verificação porque o BitDefender provoca uma série de erros no computador se houver resquícios de algum outro antivírus na sua máquina. Depois de passar um pente fino no PC, é hora de instalar o seu BitDefender. O processo é interrompido por uma janela de registro de software. Não é necessário registrá-lo, logo você pode deixar para depois, clicando em Avançar quando for pedido algum dado. Mas, se você quiser passar por esta etapa, sinta-se à vontade.

Depois de instalado, será iniciado automaticamente. Note que o antivírus pedirá autorização para fazer a atualização das definições de vírus e outros arquivos importantes para o funcionamento correto do software. É extremamente recomendável fazer esta atualização. Assim, o seu computador estará sempre protegido contra vírus, cavalos de tróia (trojans), worms da Internet e outras pragas virtuais que podem assolar o funcionamento correto da sua máquina.

Visão Geral
Com o BitDefender você pode criar rotinas de inspeção do seu computador. Basta que você acesse a aba “Antivirus” na janela do programa e clique em “New Task” (Nova Tarefa). Uma nova janela vai se abrir para que as configurações tais como nome, locais a serem vasculhados, periodicidade e grau de segurança sejam definidas. Assim, a sua rotina será colocada junto às outras que já acompanham o programa por padrão.

Para auxiliar no combate aos vírus, o BitDefender também oferece uma série de Scans com os mais diversos níveis de profundidade de busca. Com ele é possível fazer buscas completas pelo sistema inteiro, buscas rápidas e outras que vão até aos menus de contexto do seu computador.

Nesta mesma aba, porém na segunda aba interna, “Quarantine” (Quarentena), você pode acompanhar quais arquivos foram movidos para a quarentena do seu sistema. Desse modo, fica mais fácil saber o que foi infectado e o que pode ser recuperado pelo antivírus.

Atualização
Assim como qualquer outro antivírus, o BitDefender exige que se façam atualizações frequentes do seu banco de informações e dados sobre vírus e outras pragas. Para tanto, você precisa acessar a segunda aba, “Update” para poder acompanhar os detalhes sobre a versão e as atualizações disponíveis para o seu BitDefender. Note que se a caixa “Automatic update is enabled” (Atualização automática ativa) estiver marcada, as atualizações do seu antivírus serão feitas automaticamente pelo sistema.

Velocidade
A fama de ser lento acompanha o BitDefender há algum tempo. Porém, a velocidade do antivírus é estreitamente relacionada à potência do computador do usuário. Normalmente, em computadores menos potentes, o antivírus encontrará dificuldades para fazer o download de atualizações e também para funcionar normalmente. Contudo, em comparação a outros softwares de segurança para computadores, o BitDefender apresenta uma certa demora para executar suas tarefas.


_______________ 
Análise ClamWin
Para fazer download do software, clique AQUI.

Todos os usuários já estão fartos de escutar que é imprescindível a existência de um software antivírus instalado no computador. De fato é. Esse é o único meio de combater a maioria das pragas soltas por aí, principalmente na Internet. O ClamWin Free Antivírus, por sua vez, cumpre exatamente este papel, caracterizando-se pela leveza de execução.

O programa é relativamente pequeno, consome poucos recursos do sistema e é fácil de utilizar. Apresenta execução estável e reúne todas as ferramentas em uma interface simples e clara. Como de praxe dos softwares antivírus, fornece um atalho na systray, barra de sistema ao lado do relógio, para que você acesse as principais funções a qualquer momento, sem atrapalhar suas atividades.

Infelizmente o ClamWin Free Antivírus não oferece proteção em tempo real, recurso indispensável nos dias atuais. Os escaneamentos devem ser feitos manualmente em pastas e arquivos. Talvez como consolo, ele se integra ao Windows Explorer, tornando o processo manual um pouco mais prático. Confira outras características do software:

Características
- Detecta vírus e spywares.

- Atualizações automáticas do banco de dados.

- Remoção automática de anexos infectados (Microsoft Outlook).

- Mecanismo de detecção baseado no Clam Antivirus.

- Análise de memória RAM.

O escaneamento é rápido e, ao acabar, exibe um relatório simplificado sobre os arquivos analisados que, por sua vez, pode ser salvo em um arquivo texto. Pequeno, simples e rápido, ClamWin Free Antivirus é o software ideal para computadores de baixo desempenho.



_______________
Análise PCTools


Para fazer download do software, clique AQUI.

Muitos usuários já conhecem o PC Tools AntiVirus, um antivírus poderoso para rastrear e remover todo o tipo de vírus e alguns worms presentes em seu computador. O que prejudicava o seu uso era o fato de que a ferramenta possuía somente uma versão gratuita para testes, o que deixava o computador desprotegido destas funções após o término do período de avaliação.

Mas agora isso mudou. Pois o PC Tools AntiVirus Free ganhou uma versão totalmente gratuita e, para ficar ainda melhor, encontra-se no idioma português, garantindo facilidade de compreensão para todos os usuários — principalmente os menos experientes — na utilização do programa. E, além disso, ele agora faz parte da Symantec (pois foi comprado por ela), fato que garantirá a sua constante evolução e aperfeiçoamento, mantendo assim sempre a sua alta qualidade!

Interface simples e intuitiva
O programa opera a partir de uma única janela e a tela principal apresenta suas opções divididas em abas, fazendo com que a informação presente em cada uma delas fique bastante clara e de fácil visualização.

Esta divisão em abas engloba quatro setores: “Status” (informações sobre versão, edição do programa e de suas ferramentas), “Verificação” (para fazer varredura do sistema), “IntelliGuard” (proteção em tempo real), “Configurações” (opções de personalização conforme uso) e “Atualizar Agora” (para mudar para a versão paga).

Efetuando a varredura no computador
Existem três tipos de varredura que podem ser feitas em seu computador. A "Verificação Completa" (que faz uma busca em todo o disco rígido), a “Verificação Personalizada” (para caso você queira verificar apenas determinado setor ou diretório em seu computador) e o “Intelli-Scan” (o qual realiza a pesquisa apenas em áreas críticas).

Na tela de operação do programa é possível acompanhar o andamento do processo de rastreamento e, além disso, pode-se ver exatamente em qual arquivo e diretório o PC Tools AntiVirus Free está fazendo a pesquisa. Ao final da varredura serão exibidos os dados sobre a quantidade de arquivos escaneados e as informações sobre quais arquivos estão infectados, além de, é claro, indicar qual é o “agente” responsável pela infecção do arquivo.

Para manter a base de dados sempre atualizada, o programa conta com um sistema de atualizações chamado “Smart Update”, o qual busca por atualizações e as instala automaticamente.

IntelliGuard
O IntelliGuard proporciona a proteção de seu sistema em tempo real, bloqueando qualquer tentativa de entrada de vírus/worms que possam comprometer o funcionamento do sistema. Caso você entre em um site suspeito, o programa automaticamente lhe remeterá uma mensagem de aviso (por padrão essa opção já vem habilitada).

Configurações
Nessa opção você poderá configurar os modos de verificação/quarentena do jeito que você achar melhor, assim como aos alertas de remoção de infecções. Além disso, também será possível agendar verificações automáticas, fazer com que o PC Tools AntiVirus Free seja iniciado junto ao Windows, entre diversas outras coisas.

  • Classificação final de desmpenho:






__________________________________________________
Análise Avast Home Edition

0 comments

Postar um comentário